Lina x 2

Duas grandes biografias de Lina Bo Bardi chegam simultaneamente às livrarias. O feito é raro como a personagem, italiana que adotou o Brasil, projetou ícones paulistanos como o Masp e o Sesc Pompeia e se tornou uma referência mundial, com o reconhecimento recente de um Leão de Ouro Especial na Bienal de Arquitetura de Veneza.

#TBT Marcenaria Baraúna

A Quatro Cinco Um, revista de crítica literária, aproveitou o “Festival Lina” para destacar uma resenha publicada em 2017 sobre o livro Marcenaria Baraúna: móvel como arquitetura – lançado pela Olhares no mesmo ano e ganhador do Prêmio Design MCB. O livro comemorava os 30 anos da Baraúna, empresa que teve início de uma parceria criativa da Brasil Arquitetura com Lina.

Tarsila vai virar filme

Ícone do modernismo brasileiro e da Semana de 22, a artista terá sua vida filmada por Simon Egan, inglês que ganhou um Oscar com O Discurso do Rei em 2011. É o que informou o Estadão, em artigo de Antônio Gonçalves Filho com o sugestivo título de Musa Tupi. Um petisco do início da trajetória artística de Tarsila pode ser visto no livro Art Déco no Brasil – Coleção Fulvia e Adolpho Leirner.

Arte fora do museu

O projeto de catalogação virtual de arte pública, que existe desde 2011 e tem mais de duas mil obras registradas em sua plataforma, ganha agora uma coluna fixa no UOL, assinada por seus fundadores André Deak e Felipe Lavignatti, para debater o tema.

Papeis de parede com impressão rápida

Com Beto Cocenza, da BoomSPDesign, como embaixador da marca, e Paulo Mancio, VP da Accor, entre seus conselheiros, a startup Criativando Wallpapers chega ao mercado com um ambicioso plano de expansão a partir de franquias. O objetivo é oferecer uma plataforma online que permita a arquitetos e lojistas comercializarem papeis de parede sem estoques, sem pilhas de catálogos e com ferramentas interativas, com nomes consagrados do mercado nacional e internacional assinando as coleções.

Semana do crochê

A crocheteira descolada Anne Galante inicia hoje uma semana de curso gratuito com sua fórmula de crochê sem receita, a partir do aprendizado da execução de fórmulas geométricas e suas junções. Aberto no YouTube dela apenas no período.

…e a reinvenção dos azulejos em Portugal

O trabalho de uma artista visual portuguesa que cria novas composições a partir dos espaços em branco de antigas fachadas de azulejo em Lisboa.

Repensar o futuro pelo design e arquitetura

Interessante olhar os resultados deste ano do prêmio Rethinking the Future, da organização de mesmo nome, dirigido a arquitetos e designers. Foram mais de 1400 projetos inscritos, de mais de 50 países, em 45 categorias.

Novo prêmio para estudantes e jovens designers

Estão abertas as inscrições do 1º Prêmio Adriana Adam de Design, que tem como objetivo revelar novos talentos do design brasileiro e inserir jovens profissionais nos mercados nacional e internacional. O prêmio tem curadoria de Marcelo Lima e os candidatos podem apresentar projetos dentro das categorias mobiliário, luminária e objeto utilitário e/ou decorativo.

A psicologia das cores: como as cores influenciam nossas sensações

A Editora Olhares relança o livro referência sobre o tema que explica a relação entre as cores e como elas podem ser melhor combinadas

Olhares Criativos #6: Carol Gay

A designer paulistana Carol Gay é a convidada deste episódio. Formada em arquitetura, descobriu-se designer ainda na faculdade, quando participou de um workshop com os irmãos Campana

noel_home

História do livro: Noel Marinho

Noel Marinho foi um arquiteto de seu tempo. Seu olhar engajado e afetivo sobre a profissão valorizava a função social, uma atuação versátil e o viés artístico