Brasil hoje!

Em 2017, a exposição Como Se Pronuncia Design em Português: Brasil Hoje apresentou em Lisboa uma seleção de cinquenta projetos brasileiros de design e o mesmo número de livros sobre o assunto. A Olhares teve o orgulho de participar dessa lista com seis títulos. A entrevista concedida na última sexta-feira pelo curador Frederico Duarte a Ethel Leon e Eduardo Costa é uma amostra contundente, provocativa e animadora do ponto de vista de Frederico sobre design e sua atividade contemporânea no Brasil. Imperdível.

A entrevista foi uma atividade extracurricular do curso livre História do Design, que Ethel organiza todo ano, com muitos fãs de carteirinha, e tem novo módulo se iniciando em 5 de agosto sobre o design nos EUA e Europa no contexto da II Guerra Mundial. Vai de Bauhaus ao American Way of Life. Informações em cursodehistoriadodesign@gmail.com

Mais cursos

A ABD também inicia dois novos cursos nos próximos dias. Sobre automação para designers de interiores, oferecido por José Roberto Muratori, com aula inaugural gratuita amanhã (28), e sobre o mobiliário moderno e contemporâneo brasileiro, com Lissa Carmona, em três encontros a partir do dia 5.

Com os pés no modernismo

Alguns dos padrões desenhados por Noel Marinho para seus azulejos viraram tapetes em uma nova coleção da Avanti, como conta Winnie Bastian. O arquiteto modernista teve sua história contada no livro Noel Marinho – o uso imaginoso dos azulejos, lançado em novembro passado pela Olhares.

Arte online

A SP-Arte, maior feira de artes do país, adiou seus eventos em 2020,  como já se sabia, mas acaba de anunciar para agosto uma versão online, a SP-Arte Viewing Room. Queremos! 

A casa é nossa

Nosso confinamento tem atingido em cheio as relações de (e com o) trabalho doméstico. Em tempos de “Do it yourself compulsório”, como diz Sergio Zobaran, em sua crônica para o site Conexão Decor, muita gente está em processo de desmistificar os cuidados com a casa. Depois dessa, iremos certamente valorizar mais quem nos ajudava (e possivelmente voltará a nos ajudar, se já não voltou) na rotina.

Hora de rever padrões

Para Rodrigo Almeida, o confinamento é uma oportunidade para questionar os cânones da decoração clean. “Não há minimalismo que resista a uma família dentro de casa. As pessoas querem mais texturas, estampas, cores”, falou à publicação argentina The Praxis Journal, entre outras reflexões sobre o uso das redes para se expor, mas também buscar referências mais diversas e os paralelos do mercado de design de objetos com a moda.

Janela #3: A madeira como matéria-prima no design

Antecipamos o que será debatido no Matéria-Prima, ciclo de conversas que tem a madeira como tema da primeira edição

Janela #2: CasaCor, DW!, High Design, Made e BOOMSPDESIGN acontecerão este ano?

Livia Pedreira, Lauro Andrade, Waldick Jatobá e Beto Cocenza respondem

Janela #1: Tudo sobre Conad, Modernos Eternos e Semana Criativa de Tiradentes

Como serão os eventos esse ano por seus organizadores