O arquiteto vencedor do Pritzker em 2006 foi referência para uma das casas do Art Villas Resort

A casa de concreto, de 570 m², foi a primeira do complexo a ficar pronta, em dezembro de 2019. | Fotos: BoysPlayNice.

Nos arredores de Uvita, sul da Costa Rica, encontra-se o Art Villas, resort de luxo que promete uma experiência imersiva com a natureza que o circunda. O complexo é composto por quatro prédios, um pavilhão principal e três villas – Atelier, Coco e Art. Esta última, com projeto arquitetônico do estúdio Refuel Works e interiores do Formafatal, encabeçado pela arquiteta Dagmar Štěpánová, teve como inspiração principal o trabalho do mestre Paulo Mendes da Rocha. “Admiro e adoro o trabalho dele desde que estudei na Faculdade de Arquitetura. Percebo este projeto como uma homenagem a esse arquiteto, a quem tenho grande estima”, conta Dagmar em entrevista ao Janela.

Peças de design moderno e contemporâneo se misturam no foyer de entrada, com a cadeira FDC1, de Flavio de Carvalho, e as poltronas Duna, do Mula Preta. | Fotos: BoysPlayNice.

“Quando vi o design conceitual desta vila pela primeira vez, automaticamente conectei meus pensamentos a São Paulo – com as belas residenciais Casa do Butantã e Casa Masetti. Essa conexão foi tão natural que escolhi essas vilas como inspiração”, explica Dagmar, que optou por manter a estrutura de concreto bruto também no interior da casa, incorporando-o ao design de interiores. Vãos no teto e painéis de vidro na parede garantem a entrada de luz natural e emolduram a vista para a floresta.

A casa de dois andares é composta por um foyer de entrada, com espelho d’água e peças de design brasileiro, estar, cozinha, sala de jantar, piscina e terraço entre os ambientes comuns, além de cinco suítes privativas. No subsolo, porão, brinquedoteca, academia, pista de dança, lavanderia e utilitários.

A atmosfera colorida da América Latina e Central também foi inspiração para o projeto de interiores, representada na cozinha, sala de jantar e estar. Todas as poltronas da casa são de designers dessas duas regiões. No living, a dupla de poltronas Paulistano, do mestre brasileiro homenageado. | Fotos: BoysPlayNice.

Nas suítes, os pisos de ladrilhos de cimento, feitos artesanalmente na fronteira com a Nicarágua, remetem à Casa Masetti. “Dentro de um cômodo, sempre temos pelo menos uma referência direta ao trabalho de Paulo Mendes da Rocha.” | Fotos: BoysPlayNice.

Tempero brasileiro em dois apartamentos em Portugal

Assinados pela carioca Andrea Chicharo, os apês em Lisboa mesclam o melhor dos dois países

Memórias e modernidade em casa na serra fluminense

O estilo contemporâneo, a valorização do terreno e o resgate do passado se alternam no projeto do escritório carioca Ao Cubo Arquitetura

eames house

Eames House inspira casa aberta para o jardim na Grande São Paulo

O imóvel de 1949 na Califórnia, marco da arquitetura moderna, serviu de referência para a construção de metal e vidro erguida a 22 km da capital paulista