Reconhecimento da arquitetura social

Foi anunciado na semana passada o vencedor em 2021 do Pritzker, maior prêmio mundial da arquitetura. Conhecido por projetos relativamente discretos, muitos ligado à habitação social, o eleito foi o escritório francês Lacaton & Vassal, que prioriza uma arquitetura de baixo custo, com materiais pouco usuais mas muito acessíveis.

E um olhar para o lirismo

Uma introdução da revista Wallpaper ao trabalho da arquiteta indiana Anupama Kundoo, que busca induções de felicidade com sua obra em sua obra misturando inovação com técnicas vernaculares, muitos elementos improváveis e transferência de conhecimento para empoderar novos construtores em pequenas comunidades.

O modernismo visto de hoje

Tem início hoje (29/3), às 18h, o ciclo de encontros 1922: modernismos em debate, que busca promover uma revisão crítica da Semana de Arte Moderna de 1922, e é organizado pelo IMS em parceria com MAC-USP. Em uma das mesas virtuais, Ana Paula Simioni, coautora do livro Art deco no Brasil – coleção Fulvia e Adolpho Leirner, fala sobre lugares de gênero no modernismo.

Livros na web

Acontece entre 5 e 11/4 a III Feira do Livro da Unesp. A Olhares participa em parceria com a Livraria Martins Fontes, representando também o catálogo da Editora GGili.

A beleza na austeridade

A busca dos elementos essenciais do espaço no trabalho da designer de interiores americana Loren Daye.

É do Brasil!

O Red Dot Design Award, um dos grandes prêmios internacionais de design, também anunciou seus vencedores de 2021 na semana passada. Com um recorde de inscrições, vindas de 60 países, destacaram-se entre os ganhadores projetos de três brasileiros: a cadeira Olive, assinada por Jader Almeida, a linha de cubas Horizon, criada por João Armentano para a Roca, e o aparador Horizonte, de Lia Siqueira para a Etel.

Lançamentos

Os destaques da ExpoRevestir, que teve versão 100% virtual na semana passada.

Ex-paisagem imperial

A histórica Rua Payssandú, que ligava, ornamentada por palmeiras imperiais, a residência da Princesa Isabel ao mar, no Rio, está ganhando novos ares com dois projetos de adequação, um deles o retrofit de um de seus edifícios art deco mais conhecidos.

Casa Tangram, por Shirlei Zonis

No início da quarentena apostei que as cozinhas iriam ser o grande objeto de mudanças nas casas de nossos clientes

Olhares Criativos #3: Greg Bousquet, da Triptyque

Conversamos com Greg Bousquet, sócio da Triptyque, escritório com atuação marcada por expressões conceituais e muito destaque na arquitetura brasileira contemporânea

jardins-burle-marx-perkins-will_home

Jardins de Burle Marx abertos para a cidade

Projeto de retrofit democratizou o paisagismo que antes era desfrutado apenas por usuários do Condomínio São Luiz, em São Paulo