O que é preciso para desenhar bem? Uma coisa é certa, é preciso combinar prática e técnica para chegar ao resultado esperado. A prática depende do tempo que nos dispomos ao desenho, mas para conhecer mais sobre técnicas de desenho, temos algumas recomendações que servem para quem está iniciando e para quem já tem algum conhecimento.

Coleção “Anatomia Artística”

Com seis volumes já traduzidos e publicados no Brasil, as técnicas de Michel Lauricella ajudam a compreender a morfologia e a estrutura do corpo humano para poder representá-lo adequada e artisticamente. Cada volume aborda uma característica corporal: esqueleto, gorduras, músculos, mãos e pés, entre outros.

“Desenho de Perspectiva”

A perspectiva linear é uma verdadeira abstração de nosso espaço visual, que tem como finalidade obter resultados claros e inequívocos. Por este livro ser dirigido aos artistas, as explicações puramente técnicas foram reduzidas a seus aspectos mais intuitivos, sem por isso eliminar o rigor necessário. A abundância de exemplos práticos e de sequências passo a passo leva à elucidação dos problemas mais comuns e mostra interessantes soluções práticas de acordo com a estética de nosso tempo.

“Desenhando com o Lado Direito do Cérebro”

Este é um livro sobre instruções para desenho amplamente usado em todo o mundo. Se você desenha profissionalmente, ou é um artista em formação, ou ainda faz do desenho um hobby, este livro lhe oferecerá confiança nas suas habilidades e aprofundará a sua percepção artística, assim como fomentará uma nova apreciação do modo como vemos o mundo que nos cerca.

“Técnicas de ilustração à mão livre”

Entender os fundamentos do desenho é muito importante no processo criativo e no domínio de ferramentas mais avançadas. Sem essa base técnica, inúmeros profissionais não conseguem desenvolver e transmitir suas ideias, ou pelo menos não tão bem quanto gostariam. Este livro abrange toda a informação necessária sobre a arte de desenhar à mão livre. Por meio de técnicas que vão da linha à perspectiva, do grafite à aquarela, tais fundamentos são apresentados de maneira prática, com exemplos de centenas de desenhos e sketches, frutos de mais de 20 anos de produção do autor Eduardo Bajzek.