A Olhares acaba de conquistar dois importantes prêmios e uma menção honrosa no Prêmio Design MCB 2021! Os livros Art Déco no Brasil – Coleção Fulvia e Adolpho Leirner e José Zanine Caldas levaram, respectivamente, o primeiro e segundo lugares na categoria Trabalhos Escritos Publicados, e Attilio & Gregório recebeu menção honrosa.

O Prêmio Design MCB é reconhecido em todo o Brasil por ser um celeiro de talentos e consagração de profissionais. O propósito da premiação é dar anualmente um panorama da produção brasileira em categorias que abrangem o design de produtos e a trabalhos escritos, acadêmicos e editorial ligados ao mercado. 

Art Déco no Brasil – Coleção Fulvia e Adolpho Leirner

1º lugar – Trabalho Escrito Publicado

Desde a primeira aquisição no início dos anos 1970, a coleção de art déco brasileiro de Fulvia e Adolpho Leirner foi pensada para ambientar sua própria residência, como contraparte da outra coleção do casal, de arte construtiva. Quase 50 anos depois, tornou-se um dos principais registros do período em que germinou o modernismo brasileiro. Artistas imigrantes – Gregori Warchavchik, Lasar Segall, Antelo Del Debbio, John Graz, entre outros – e nomes nacionais como Tarsila do Amaral, Vicente do Rego Monteiro, Di Cavalcanti, Anita Malfatti, Ismael Nery, Antonio Gomide, Regina Gomide Graz e Flávio de Carvalho estão presentes no acervo dos Leirner.

José Zanine Caldas

2º lugar – Trabalho Escrito Publicado

Mestre da madeira, criador visionário e multidisciplinar, pioneiro do pensamento sustentável, José Zanine Caldas (1919-2001) foi um dos grandes arquitetos e designers do País em todos os tempos e uma personalidade marcante na cultura brasileira do século XX. Foi publicado pela Editora Olhares em parceria com a galeria americana R & Company para celebrar o centenário de Zanine com revisão de sua trajetória a partir da pesquisa e texto de três autores: Maria Cecilia Loschiavo dos Santos, professora titular de design da FAUUSP, Lauro Cavalcanti, crítico de arquitetura e diretor da Casa Roberto Marinho, e Amanda Beatriz Palma de Carvalho,  pesquisadora da obra de Zanine. A publicação reúne mais de 300 imagens históricas e atuais, com destaque para ensaio do fotógrafo de arquitetura André Nazareth.

Attilio & Gregório

Menção honrosa – Trabalho Escrito Publicado

Cinquenta anos atrás, quando se conheceram, Attilio e Gregório atraíram-se. Attilio era o primeiro diretor de arte da Editora Abril e Gregório era um empresário recém-chegado da Argentina. Juntos, com elegância e sem alarde, mudaram convenções e comportamentos da sociedade da época. Eles fundaram a Larmod, loja de design feito por brasileiro (e argentino!) para os brasileiros. A estampa Larmod foi um marco que influenciou gerações de profissionais e lares. Pela primeira vez, Attilio e Gregório se reuniram para uma série de conversas para recapitular tantas da histórias que viveram e ouviram nas últimas cinco décadas com um entrevistador – o arquiteto e pesquisador de design Rica Oliveira Lima, que concluiu seu mestrado sobre a dupla.