SP-Arte, mais um round digital

Acontece essa semana, de quarta a domingo, mais um SP–Arte Viewing Room, com a   participação de mais de 100 expositores. Amanhã (dia 8), tem início também a Gallery Week, com atividades paralelas digitais e presenciais a serem realizadas dentro e no entorno das galerias de arte e design de São Paulo.

A casa de Jorge Zalszupin

A Etel abre dia 9 uma mostra-tributo a Jorge Zalszupin, montada na casa que o arquiteto e designer projetou e viveu por 60 anos com a família, nos Jardins. No final do livro publicado sobre a obra de Zalszupin pela Olhares em 2014 (no momento esgotado), a casa ganhou destaque em ensaio do fotógrafo Ruy Teixeira, como contamos nesse artigo publicado ano passado.

E o escolhido foi…

Em uma cerimônia digital bem dinâmica, que combinou a apresentação de peças concorrentes, imagens e mensagens dos vencedores e comentários temáticos dos jurados, a Casa Vogue divulgou os contemplados de seu prêmio de design em 2021. A arquiteta Patricia Anastassiadis foi a designer do ano e o mineiro Pietro Oliveira o profissional revelação.

Homenagem a Percival Lafer

Um momento especial no evento do Prêmio Casa Vogue foi o video sobre o designer homenageado, Percival Lafer, em que o próprio conta um pouco de sua trajetória criativa. O material foi produzido com apoio da Olhares, reunindo imagens do livro sobre a obra de Lafer publicado pela editora.

Casa nova

Depois de uma longa temporada no mesmo endereço, a CasaCor São Paulo volta a abraçar sua essência itinerante a cada edição. A próxima, prevista para ocorrer entre setembro e novembro, será no Parque Mirante, novo espaço de eventos multiuso anexo à Arena Allianz Parque.

… e falando em mostras, vale muito uma visita à Casa Mollde + Conteúdo, espaço inaugurado esse ano em São Paulo. Em ambientes decorados que se renovam a cada semestre, com assinatura e produção de Newton Lima, o projeto apresenta itens autorais de designers e artistas independentes combinados a produtos de design da indústria nacional e importados.

Invista em sensibilidade

A conexão entre Corpo + Identidade + Abrigo + Meio Ambiente + Planeta, conceito de Friedensreich Hundertwasser, é tema do curso Design de Interiores e o Sensível, organizado pela ABD, com curadoria da Casa P.O.BOX. As inscrições vão até dia 16 de junho.

Nova flagship

Jader Almeida inaugura endereço solo na capital paulista. Após quinze anos no mercado de multimarcas, ele reúne no novo showroom suas peças de living, lighting e outdoor.

Papo tipográfico

Sofia Mohr, autora da tipografia que estampa a capa de Pensar com tipos, livro clássico sobre o tema, da designer americana Ellen Lupton, que a Olhares relança agora, foi entrevistada pelo site Design Culture. Para a capa, queríamos uma fonte de uma designer brasileira, e ela, que reside no Chile, é a designer nacional com mais tipografias publicadas na Adobe. No papo, Sofia conta de suas inspirações para a fonte Anguita Sans – eleita para o livro –, sobre o trabalho de designer e sobre como o Brasil é inspiração para seus projetos.

E conversas sobre lettering

A designer Martina Flor, autora do livro Os segredos de ouro do lettering, que a Olhares lança em julho (pré-venda a partir de 20/06), e autoridade global do assunto, inaugura seu novo podcast Letter Now, em que o público pode enviar dúvidas para serem respondidas por ela e outros designers e ilustradores convidados nos episódios.

NFT nas artes? Na Bahia tem

O artista baiano Bel Borba sai na frente no mercado de artes plásicas por NFT. Seu quadro Fronteira Físico/Digital está em leilão, para o formato até 20 de junho. O comprador pode arracadar um pedaço da obra para sua carteira digital.

Jean Gillon, artista-designer

Antecipando a publicação de um livro da Olhares com o mesmo título, a exposição “Jean Gillon: artista-designer” abre suas portas no próximo sábado, 12, no MCB

Olhares Criativos #8: Jaime Prades

Nosso convidado desta quinzena é Jaime Prades, artista plástico que nos anos 80 foi um dos precursores da arte urbana no Brasil e desde então não para de reinventar sua produção

diva_homel

Lar, por Shirlei Zonis

Podemos nos sentir em casa facilmente, a depender de memórias… Não nos sentimos tão perdidos ou desamparados se estamos longe de nosso quartel general, porque acessamos fisicamente ou pelas nuvens tudo que precisamos, nosso acervo pessoal, nossa vida