Prata da casa

Na live que comemora dois anos da AMDMB – Associação Mobiliário e Design Moderno Brasileiro, o historiador e colecionador Jayme Vargas conta sobre os três livros que escreveu sobre o design brasileiro: Desenho da utopia, Percival Lafer – design, indústria e mercado e Gregori Warchavchik: design e vanguarda no Brasil, todos publicados pela Olhares. Quarta-feira, às 20h, no instagram da associação.

Polêmica da vez

A cessão por Paulo Mendes da Rocha de seu acervo com mais de 8.000 itens à Casa da Arquitectura, em Portugal, deu o que falar. De um lado, os críticos do envio, por privar o Brasil e seus pesquisadores da proximidade com tais documentos de nossa história; do outro, quem vê mais segurança para a preservação dos mesmos em instituições internacionais. A Casa da Arquitectura, inaugurada a apenas três anos, fez questão de contemporizar. E o arquiteto, único brasileiro vencedor do Pritzker e ainda atuante aos 91 anos, apenas pediu respeito a sua liberdade de escolha.

Tapeçaria brasileira

Hoje às 14h, Graça Bueno, da Passado Composto Século XX conversa com Lili Ted, editora da revista Bloom, sobre a produção brasileira de tapeçaria, uma das especialidades da galeria.

O mundo online

Se tem uma boa oportunidade diante de tantos percalços nesse ano de quarentena é o acesso fácil, de casa, a um mundo de conteúdos relevantes. À la carte, pra todos os gostos. E o povo está aproveitando, sim. Em sua primeira semana, por exemplo, a Modernos Eternos (se ainda não visitou, vai lá), teve mais que o dobro das visitas computadas no período inteiro da mostra física ano passado. E a programação de lives da Modernos continua a mil. Hoje tem Juliana Vasconcellos, às 12h30, Erick Figueira de Mello, às 13h, e Marcelo Libeskind, às 18h30.

Zanine Caldas: artesanal e político

Essa semana tem início, na plataforma digital da Escola da Cidade, um curso livre de Amanda Carvalho, uma das autoras do livro sobre o mestre da madeira editado pela Olhares, sobre a postura política de Zanine em sua produção artesanal de design e arquitetura. São quatro encontros, de 23/09 a 14/10.

Inspiração no passado

Criadas em 1915 por Celso Martínez Carrera, as antigas camas Patente, uma das primeiras experiências de industrialização de móveis no Brasil, com seu modelo até hoje em voga, inspiraram o designer Luia Mantelli na criação da linha de móveis Archi, comercializada pela Arquivo Contemporâneo.

O inacabado como linguagem

O design-arte londrino de Faye Toogood, que já surpreendeu em diversas direções, busca o sentimento fresco, frágil e precário das maquetes em sua nova coleção.

O afeto online da Semana Criativa de Tiradentes

Com uma programação intensa e super envolvente, ecoa na rede o artesanato como uma das matrizes da criatividade brasileira e promove seus cruzamentos com o design e outras áreas de criação

Casa de férias com arquitetura em balanço na Inglaterra

Projeto na Ilha de Wight se valeu dos desafios do terreno ribeirinho para criar uma construção atemporal e contemporânea

Home ou office?, por Shirlei Zonis

Um cliente comentou recentemente comigo: “e o cafezinho, como fica agora?”