Os ambientes assinados por renomados arquitetos e designers de interiores trazem boas dicas para salas e quartos

Sob o tema “Essencial para morar bem”, a mostra Artefacto, que ocupa desde 6 de março o prédio do showroom na Haddock Lobo, reúne 11 ambientes criados por um poderoso time de profissionais. A marca lança também uma linha de móveis assinada pela arquiteta Patricia Anastassiadis (veja na nossa seleção com lançamentos de mais seis empresas), que compõe vários dos espaços. Confira abaixo as dicas pinçadas por nós e que podem servir de inspiração para a decoração da sua casa.

Tapete na diagonal

Fotos: Marco Antonio. 

A dupla Andrea Teixeira e Fernanda Negrelli faz sua terceira participação na mostra, desta vez com um estar conectado ao jardim no rooftop da loja. Como a planta do espaço é recortada, as arquitetas optaram por dispor o tapete alinhado à lareira, deixando-o na diagonal com relação às outras paredes. O sofá Plein, poltronas e banco Pure seguem o mesmo alinhamento, com a mesa Moon no centro, favorecendo a convivência.

Sofá modular para salas estreitas

Fotos: Marco Antonio. 

Em um espaço comprido, no formato de retângulo, Bruno Carvalho montou um ambiente multiuso. Encostado em uma das paredes, o sofá modular Maddox setoriza o living, complementado por uma mesa de apoio que pode ser transportada conforme a necessidade. O móvel está alinhado com o tapete, junto da poltrona Ricci e da mesa de centro, separando visualmente o estar da área de jantar, composta por um imponente lustre de cristal contemporâneo, vindo especialmente da Itália, e pela mesa Lake.

Mix de texturas

Fotos: Marco Antonio. 

Marcenaria, pedra, tecidos, couro e plantas se misturam no living assinado por Carlos Rossi. O arquiteto lançou mão também da volumetria para compor o ambiente, com o sofá modular Escape e da mesa de centro Carlo, ambas criações de Patricia Anastassiadis para a marca.

Lugar para todos

Fotos: Raphael Briest. 

Em sua 15ª participação, Chris Hamoui criou um ambiente para receber. Pufes, cadeiras e banco foram posicionados estrategicamente para não faltar assento para nenhum convidado. O décor, de base contemporânea e cores sóbrias, alinha-se ao estilo característico da designer de interiores. No jantar, a mesa Jud faz composição com cadeiras estofadas de vermelho e um imponente lustre.

Mesa bem composta

Fotos: Marco Antonio. 

Inspirada no trabalho do arquiteto italiano Gio Ponti, Debora Aguiar concebeu um living, jantar e biblioteca integrados. A natureza se faz presente por meio de kokedamas, arranjos de plantas suspensos, e de quadros de copas de árvore. No jantar, a composição da mesa chama atenção. São duas peças de mesmo modelo interligadas por um aparador transparente, permitindo diferentes configurações dependendo do número de convidados. Par de poltronas Belgravia, de espaldar alto, arremata o conjunto.

Cabeceira emoldurada

Fotos: Marco Antonio. 

Living, jantar, gourmet e suíte máster ficaram sob a responsabilidade de Deborah Roig. No quarto, um biombo trançado atua como cabeceira, descolando a cama da parede amadeirada. Na sala, a marcenaria aparece na área da lareira, circundada pelas poltronas Russel e sofás Harrison – desenho de Patricia Anastassiadis. Os tons beges e alaranjados dos móveis se harmonizam com o cinza das paredes.

Sofá curvo em ambiente retrô

Fotos: Raphael Briest e divulgação. 

Os 80 m² da planta em L foram bem aproveitados pela arquiteta Denise Barretto. O ambiente traz elementos da arquitetura paulistana dos anos 1960, como os lambris de madeira e as formas curvas, referência evidenciada nos dois sofás eleitos pela profissional. A escolha de peças e obras de arte foi cuidadosa, na qual destacam-se a luminária de Ingo Maurer e quadro de Roberto Cimino.

Simetria, por que não?

Fotos: Raphael Briest. 

Erika Queiroz, arquiteta do Mato Grosso e participando pela primeira vez da mostra paulistana, apostou na integração dos ambientes: living, jantar, adega e suíte. Na área de estar, a composição priorizou a simetria, mas com um toque personalizado. O sofá centraliza a organização, com mesas e luminárias iguais nas extremidades. A mesa de centro Modi e poltronas de diferentes modelos complementam o elegante conjunto.

Preto no branco

Fotos: Marco Antonio. 

A combinação clássica foi a aposta de Fabio Morozini para o hall, living, sala de jantar e suíte máster. O designer e decorador utilizou móveis e acessórios de acabamento dourado, estofados de tom cinza, obras de arte e vasos como pontos de cor. Outra boa solução foi a combinação de dois modelos de mesa de centro, de diferentes tamanhos e alturas, ladeados por pufes circulares – coringa quando chegam convidados a mais.

Layout descolado da parede

Fotos: Divulgação. 

Um loft com living, jantar, quarto e sala de leitura é a criação de Patricia Penna nesta edição. Um generoso tapete setoriza a sala de estar, com poltronas, cadeiras e chaise, organizados no seu entorno. Os únicos móveis apoiados na parede são o aparador e o sofá modular Kubrick.

Geometria bem dosada

Fotos: Raphael Briest.

Rogério e Eleonora Perez, pai e filha, estrearam na mostra com um loft integrado. Na sala, o tapete preto e branco com estampa geométrica abriga o sofá modular, solto no espaço como uma ilha, formando dois ambientes de conversa. No quarto, o biombo também atua como cabeceira, contrastando com o painel ripado e o revestimento de parede que lembra cimento queimado.

Cinco ambientes da Casa Cor Bahia para se inspirar

Selecionamos nossos favoritos com boas ideias de decoração

Vista para o mar na Casa Cor Espírito Santo

Elegemos três ambientes que combinam divinamente a paisagem marítima com os interiores na mostra capixaba

cozinhas casa cor

Cozinhas: o coração da casa nunca foi tão prestigiado

6 espaços de Casa Cor assinados por profissionais em quatro regiões do país