Ampliar os horizontes criativos dos nossos leitores é o que sempre nos moveu na Olhares. E, claro, essa é uma necessidade vital para nós também, pessoalmente e enquanto empresa. Por isso, nesse momento cheio de desafios, quisemos diversificar nossos conteúdos e, a partir de março, a editora passa a publicar uma série de títulos internacionais.

A ideia ganhou corpo com a decisão da catalã Gustavo Gili de deixar o Brasil. Com tradição centenária em livros de arquitetura e artes, ela constituiu um catálogo de títulos que se tornou referência nacional desses temas, além de design gráfico, fotografia, técnicas artísticas e do it yourself – um mundo de coisas que chamou em conjunto de “cultura visual”.

Com muitas convergências e o entusiasmo de anunciar um novo sócio – Pedro Queiroz, diretor comercial com 20 anos de experiência do mercado e ex-diretor da GG Brasil –, assumimos parte desse catálogo e também a distribuição do estoque da operação brasileira, agora disponível em nosso site e nas “boas casas do ramo”.

E assim seguimos, com o olhar para a cultura e a criatividade brasileiras que nos trouxe até aqui e, agora, com outros tantos olhares a oferecer.

Política e Arquitetura – por um urbanismo do comum e ecofeminista
Josep Montaner e Zaida Muxi

Neste livro, os autores revisam, a partir de sua própria participação na gestão municipal de Barcelona, os postulados-chave da arquitetura contemporânea à luz das novas formas de fazer política, incluindo temas como vida comunitária, participação, igualdade de gênero e sustentabilidade.

A psicologia das cores
Eva Heller

Organizado em capítulos que analisam cada cor, o livro aborda a relação das cores com os nossos sentimentos e mostra como as duas coisas não se combinam por acaso, já que suas relações passam por experiências universais profundamente enraizadas na nossa linguagem e no nosso pensamento.

Paisagismo sustentável para o Brasil
Ricardo Cardim

A frente de um dos principais escritórios de arquitetura paisagística do Brasil, e a partir de uma extensa pesquisa sobre o que poderia vir a ser um paisagismo sustentável na realidade brasileira, o autor reúne dados históricos e científicos, analisa e propõe usos e funcionalidades diante do desafio do projeto contemporâneo para cidades verdes e edificações sustentáveis.

Reflexões sobre o design industrial – artigos reunidos de Julio Roberto Katinsky
org. Ethel Leon

Com organização de Ethel Leon, o livro reúne artigos escritos por Julio Katinsky, considerado um dos grandes pensadores do design industrial no Brasil. Em suas investigações, o autor reflete sobre a gênese, o desenvolvimento e as variações dessa atividade, além de sua inserção no cenário brasileiro.

Bernardo Figueiredo
Maria Cecilia Loschiavo, Amanda Carvalho, Karen Matsuda

Obra sobre a trajetória do arquiteto e designer carioca de móveis, profissional versátil e profícuo, representante da notável geração de designers modernos brasileiros, com destaque para sua produção destinada ao Palácio dos Arcos, sede do Itamaraty em Brasília, nos anos 1960.

Jean Gillon
Enock Sacramento, Giancarlo Latorraca, Maria das Graças Bueno

Reconhecido por sua produção no período moderno, com peças icônicas como a poltrona Jangada, Gillon tem seu percurso revisto nesse livro monográfico, transparecendo sua multidisciplinariedade, com uma longa história como cenógrafo, anterior a sua chegada no Brasil, e atuação artística em diversos suportes.

Os segredos de ouro do lettering
Martina Flor

Em contraponto ao mundo digital, a singularidade do lettering artesanal contribui para devolver a essa arte centenária o posto que merece na prática do design. O livro de Martina Flor é um incrível manual de técnicas de desenho de letras, passando por princípios da composição e recursos ornamentais.

Pensar com tipos
Ellen Lupton

Neste livro clássico sobre o uso da tipografia, Lupton nos ajuda a pensar com base na tipografia e transformá-la em uma ferramenta com a qual podemos dar corpo físico à linguagem e uma forma concreta ao conteúdo.

Técnicas de ilustração à mão livre
Eduardo Bajzek

Toda a informação necessária sobre a arte de desenhar à mão livre está presente neste livro, com fundamentos e técnicas apresentados de forma prática, da linha à perspectiva, do grafite à aquarela.

Anatomia artística 1, 2 e 5
Michel Lauricella

Conhecido por suas técnicas de ilustração que exprimem o corpo humano em movimento, Lauricella oferece neste conjunto de livros, com mais de 1.000 desenhos que permitem captar a natureza do corpo humano em seu aspecto mais formal, uma introdução prática e à anatomia artística.

A banda do Pica Pau 1 e 2
Yanina Schenkel

A designer Yanina Schenkel cria novos membros para a turma de amigurumis mais famosa do mundo. Personagens que você pode convidar para sua própria casa usando apenas uma agulha, linha, muito amor e técnicas básicas e avançadas transmitidas no livro.

Meu caderno de bordado
Marie Suarez

O livro introduz ao leitor 131 pontos de bordado exemplificados em ilustrações passo a passo, noções básicas para preparar o tecido, usar o bastidor ou aplicar o método tradicional de transferência.

Bordar é fácil
Marie Suarez

Uma verdadeira enciclopédia visual do bordado, com mais de 150 pontos classificados por técnicas, tradições e estilos.

Janela #4: Art déco e a modernidade ampliada

Conversamos com Ana Paula Simioni e Luciano Migliaccio, autores do livro Art déco no Brasil – Coleção Fulvia e Adolpho Leirner

Era uma vez uma casa abandonada

No livro Alguém passa por aqui e deixa alguma coisa, concebido em parceria com Baba Vacaro, Marina Linhares dá uma amostra prática – e poética – de seu raciocínio criativo

Em primeira mão, leia trechos de livro sobre Attilio Baschera e Gregório Kramer

Cinquenta anos atrás, o Brasil era fechado para o exterior. São Paulo acabava de se tornar a maior cidade do País, mas tinha ainda um jeito provinciano