Muitos capítulos da arquitetura e do design brasileiros moram em São Paulo. Foi a cidade em que Ruy Ohtake iniciou a carreira com uma casa para sua mãe Tomie, e onde Attilio e Gregório revolucionaram o mercado de interiores nos anos 70 e 80; é o endereço de Percival Lafer, atuante há 60 anos, e da Marcenaria Baraúna, fundada há mais de 30. Para comemorar o aniversário da capital, os títulos da Olhares sobre o trabalho incrível desses criadores estão com 10% de desconto até o fim de janeiro. E fica ainda melhor, com 20%, para quem quiser essa coleção paulistana completa.

Attilio & Gregório

Cinquenta anos atrás, o Brasil era fechado para o exterior. São Paulo acabava de se tornar a maior cidade do País, mas tinha ainda um jeito provinciano. Foi quando uma turma de vanguarda juntou trabalho e atenção ao novo para fundar o movimentado mercado de design e interiores como o conhecemos hoje. Essa história passa pela atuação central de Attilio Baschera e Gregório Kramer.

Ruy Ohtake: o design da forma

Um dos mais conhecidos arquitetos brasileiros, Ruy Ohtake tem sua trajetória como designer de móveis revista neste livro, publicado por ocasião da exposição homônima no Instituto Tomie Ohtake. Ruy iniciou sua carreira nos anos 1960, no contexto do brutalismo da Escola Paulista, e desde seus primeiros projetos, nota-se a preocupação de estender o controle sobre os modos de habitar ao desenho do mobiliário, com o uso predominante de estruturas fixas de concreto.

Percival Lafer: Design, Indústria e Mercado

À frente da Lafer com os irmãos desde 1961, e ainda em atividade, Percival Lafer tem um percurso único no que tange a relação entre design, indústria e mercado em São Paulo e no Brasil. Desde o início de sua atuação, se inspirou no mobiliário moderno para estabelecer uma produção em escala e com preços acessíveis. Essa visão o fez se envolver profundamente nas questões fabris, das estratégias produtivas à otimização de recursos e processos, e buscar de forma contínua percepções sobre as demandas do consumidor final de seus produtos.

Marcenaria Baraúna: móvel como arquitetura

Ao completar 30 anos de atividades e contribuições ao design brasileiro, a Marcenaria Baraúna tem sua obra publicada em livro. Criada em 1986 na capital paulista pelos arquitetos Francisco Fanucci, Marcelo Ferraz e Marcelo Suzuki, em atividade paralela e complementar ao escritório Brasil Arquitetura, a Marcenaria Baraúna é hoje uma das iniciativas mais longevas e representativas do Brasil na criação e produção de móveis de design autoral. Ao contar detalhes dessa trajetória, o título contextualiza e dá ao leitor a dimensão de sua relevância na teia contemporânea do design brasileiro.

Quando os interiores ficaram modernos

As primeiras casas modernistas do Brasil foram projetadas e construídas em São Paulo pelo arquiteto russo Gregori Warchavchik entre 1928 e 1932

Janela #7: Attilio & Gregório, o livro: um papo com o autor Rica Oliveira Lima

As entrevistas realizadas com a dupla mais influente da decoração brasileira nortearam a conversa com o arquiteto, designer de interiores e pesquisador Rica Oliveira Lima

Exposição Infinito Vão: 90 Anos de Arquitetura Brasileira inaugura no Sesc 24 de Maio

Projetos de 96 profissionais consagrados foram relacionados a elementos da cultura do país na mostra que vai até junho de 2021