Veja os lançamentos de 2020 para teto e mesa

Para criar atmosfera intimista na sala ou no quarto, as luminárias do F. Studio são uma boa pedida. Feitas artesanalmente, as peças de vidro se destacam na decoração. Já a linha da marca italiana Davide Groppi, que chega agora ao showroom da FAS, valoriza a portabilidade com baterias recarregáveis. De corda náutica, o modelo Pula Corda, do Estúdio Lattoog para a Dona Flor, permite a interação com o usuário.

Fotos: Fran Parente

Guarda-Luz. O nome poético batiza a coleção do F. Studio, formado pelo trio de mineiros: Fernando Fernandes, Felipe Vargas e Flávia Araújo. As peças seriam apresentadas na SP-Arte, evento cancelado por causa da pandemia. “Iniciamos esse projeto no ano passado quando conhecemos o Eduardo, da Zero Um Cristais, que mantém a tradição da sua família com um trabalho incrível e artesanal em vidro soprado”, conta Flávia. O primeiro ‘tijolinho’, feito em fôrma de ferro, estreou na feira MADE, em 2019. Desde então, o trio estudou o modelo e como poderiam explorar a beleza da forma, da textura e das cores. Depois do desânimo inicial por ver as luminárias inacabadas no começo da quarentena, os designers resolveram, eles próprios, finalizar os protótipos, que mesclam acrílico, aço carbono e latão. Com fotos divulgadas no Instagram da marca, as luminárias já são sucesso.

Fotos: Divulgação

A marca italiana Davide Groppi apresenta na FAS Iluminação seu portfólio de peças recarregáveis, que dispensam cabo elétrico e podem ser deslocadas pela casa. São quatro modelos: PoPuP, com conexão bluetooth e acústica de excelente qualidade – a bateria recarregável tem vida útil de até 12 horas com a lâmpada acesa e até 30 horas com apenas o dispositivo de som ativado; QuiQuoQua, pendente com fonte de luz aplicada magneticamente ao prato de metal e com bateria capaz de fornecer luz por até oito horas; Bugia, modelo de mesa com luz difusa, oferecendo bateria recarregável de 5V de até nove horas; já a Tetatet, com LED 2W, dispõe de bateria recarregável que dura até dez horas.

Fotos: Divulgação

Criada pelo Lattoog para a marca Dona Flor, o pendente Bask é leve, podendo ser usado em unidade ou em grupo. Já a Pula Corda, do mesmo estúdio, deixa o usuário definir as configurações da peça, ao fazer nós e caminhos para fixá-la. Por isso, a luminária – inspirada em uma corda de pular feita de madeira maciça e corda náutica – foi pensada como um projeto a ser acabado.