Dell Anno organiza mega evento online para lançar coleção inspirada nos anos 20, enquanto Ornare inaugura serviço que faz uso de realidade virtual

Na noite de quinta-feira (27 de maio), centenas de pessoas se reuniram diante de telas de computadores e celulares em suas casas para assistir pelo Instagram ao lançamento da Coleção Manifesto (foto), da marca gaúcha de móveis planejados Dell Anno. A concorrida apresentação iniciou com música ao piano na fábrica vazia e terminou na Galeria Vittorio Emanuele, em Milão, com poema escrito exclusivamente para o evento. “A concepção foi pensada como uma mensagem de otimismo e renovação, para que nesse período de grandes mudanças seja possível e necessária a coragem de fazer diferente e fazer a diferença”, disse Edson Busin, diretor de marketing da empresa e idealizador do evento. Por sua vez, a Ornare estreia o Ornare Lab, no Rio de Janeiro, modelo de negócio dedicado à personalização de projetos em realidade virtual.

Dividido em quatro atos, o show de lançamento da Dell Anno na rede social conectou Brasil e Itália, mostrando a fábrica vazia, em Bento Gonçalves, como pano de fundo para a música de Louis Armstrong – What a Wonderful World – tocada ao piano. No novo showroom da marca, apresentou-se a coleção; e, na galeria Vittorio Emanuele, em Milão, foi lido o poema Arquitetura em Manifesto, especialmente escrito para o momento como ressignificação dos novos tempos e uma homenagem à cidade berço do design que foi fortemente impactada pela pandemia do coronavírus.

“A marca se viu na obrigação de ajudar a rede de lojistas como um todo, fazendo algo único e poético, que sensibilizasse clientes, colaboradores, arquitetos e decoradores”, afirma o diretor de marketing Edson Busin, também responsável pelo roteiro do evento.

Os movimentos culturais marcantes dos anos 20 pautaram a coleção Manifesto, que se caracteriza pela mistura de materiais no mobiliário: madeira, couro, pedra, tecido, vidro e alumínio. Padrões de tecidos se destacam por meio da leitura de veludo cotelê, do desenho do tweed, consagrado por Chanel, além da trama de couro trançado inspirada na clássica marca italiana Bottega Veneta. Soma-se a eles, superfícies porcelânicas, geométricas, madeiras naturais e 4 mil possibilidades de cores em laca.

A linha evidencia ainda as formas minimalistas e a leveza, com ausência de puxadores, amplo uso de iluminação, modernos sistemas alemães e italianos de abertura de portas escamoteáveis. Uma dezena de acessórios, gavetas e composições internas reforçam o investimento em praticidade. Nos detalhes estéticos, prateleiras duplas com acabamento bisotê, prateleiras metálicas de espessura de 3,5mm, e uso do painel retroiluminado para dar amplitude às bancadas de cozinha.

Decisões baseadas em realidade virtual

Focada em arquitetos e incorporadoras de alto padrão, o Ornare Lab começa a funcionar em junho no Le Monde Office, localizado na Barra da Tijuca. Como um ateliê, com atendimento com hora marcada de um cliente por vez, os projetos serão apresentados por meio de óculos de realidade virtual, sensores e câmeras.

Os óculos criam ambientes virtuais, nos quais é possível caminhar e interagir com as peças, oferecendo opções de personalização. Na fase de elaboração, a planta do espaço é reproduzida para tornar a experiência mais próxima do real, incluindo paisagens que integram o ambiente externo. Os equipamentos, aliás, registram soluções em diversos ambientes: cozinhas, salas, escritórios, home theaters, closets, entre outros.

Cores, acabamentos, acessórios e disposição de portas, gavetas e prateleiras podem ser trocados com simples toque na tela até que seja alcançado o modelo ideal. Para essa experiência inédita no segmento, a Ornare contou com colaboradores de TI, design e arquitetura, investindo um milhão de reais em equipamentos. O foco da empresa é expandir o serviço em cidades com até um milhão de habitantes e prevê a abertura de 15 franquias nos próximos dois anos.