Futuro do morar

Um papo organizado pela AG7 na última quarta (30) reuniu um time de peso para discutir o combo sustentabilidade, arquitetura, saúde e incorporação. Renata Cupini, arquiteta da Triptyque Architecture, Felipe Faria, CEO do GBC Brasil, a médica Andressa Gulin e Alfredo Gulin Neto, CEO da AG7, ressaltaram, entre outras coisas, a importância de um projeto arquitetônico voltado para o bem-estar e a saúde de quem habita os espaços. Para dar um gostinho do que está por vir neste mercado, o designer e pesquisador de tendências Barão Di Sarno, da Questtonó, apresentou alguns resultados do estudo desenvolvido pela empresa sobre o futuro do morar. Vale baixar o material para entender como serão os próximos anos.

Educando crianças

E seus filhos estarão prontos para enfrentar os desafios da vida em uma sociedade hipertecnológica e conectada, em que as informações são excessivas e as relações são amplas e fluidas? Baseado em estudos internacionais de Psicologia Positiva, o livro Educando crianças e jovens no Século XXI, de Mindel Wolf Buniac, Juliana Oliveira e Siomar Buniac, mostra como podemos ajudá-los a desenvolver um conjunto de habilidades que as tornarão mais capazes de lidar com o que vem por aá. Estimular a criatividade é um dos destaques.

Arquitetura afro-americana

O britânico-ganes David Adjaye recebeu nesta semana um dos prêmios mais importantes da arquitetura: a medalha de ouro do Instituto Real de Arquitetos Britânicos, o RIBA, tornando-se o primeiro arquiteto negro a arrematar o importante título. Entre os principais projetos assinados por Adjaye, está o Museu Nacional de História e Cultura Afro-americana Smithsonian, em Washington, a loja Whitechapel, em Londres, o conjunto habitacional Sugar Hill, no Harlem, entre outros. “A arquitetura, para mim, sempre foi sobre a criação da beleza para edificar igualmente todos os povos do mundo.”  

O design feito por negros

Parte de um relatório mais amplo do The New York Times sobre design, este artigo mostra como uma parcela pequena deste Mercado é ocupada por negros, mas muitas iniciativas procuram reverter esse cenário.

…e por aqui, a interessantíssima revista eletrônica mineira Idea vai a mesma linha, com um novo número dedicado ao design produzido por negros no Brasil.

Arquitetura da integração

A Casa do Benim é um espaço que une a cultura do Brasil e desse país africano em Salvador. Ela produziu recentemente esse video em que conta a história de seu projeto arquitetônico, assinado por Lina Bo Bardi. É uma bela demonstração de como pensar conceitualmente, culturalmente, humanisticamente a arquitetura.

Made in Dinamarca

Hay, marca do país nórdico com um vasto portfolio de mobiliário moderno e contemprâneo, chega ao Brasil pelas mãos do Grupo Herman Miller, que até então trabalhava por aqui apenas com seus produtos de mobiliário corporativo.

Espiando o futuro

Nomes de peso compõem o elenco do primeiro Janelas CASACOR, em Brasília, inaugurado no último fim de semana. Leo Romano, Ney Lima, Walléria Teixeira e Denise Zuba são alguns dos profissionais que tentam responder, através de espaços montados dentro de conteiners – daí o nome Janelas, pois não é possível entrar fisicamente nos ambientes – como será o morar no pós-pandemia. Vale acompanhar: as edições de Minas e Paraná inauguram ainda este mês, no dia 18.

Janela #9: O mercado de design na pandemia e pós

O designer Leo Lattavo, da Lattoog, e Marcelo Yamasita, diretor da DonaFlor Mobília, foram os nossos convidados neste episódio

Refúgio projetado pelo escritório americano Olson Kundig no Rio de Janeiro

A casa é rodeada pela natureza, com direito a vista para Pau-brasil e Cristo Redentor

David Adjaye arremata a medalha de ouro real do RIBA 2021

O britânico-ganes é o primeiro arquiteto negro a receber o prêmio