Fica MCB!

Ano que vem se completam 50 anos do Museu da Casa Brasileira (MCB), instituição de referência – sem equivalentes no Brasil – no campo do design e da arquitetura. Sua atuação é fundamental na articulação das comunidades ligadas a esses temas e no acesso a seus conteúdos pelo público em geral. Só que a data marca também o final do prazo original – prorrogável – do contrato de comodato de sua sede, com a Fundação Padre Anchieta, gerando incerteza sobre sua permanência no local, como a Folha noticiou na semana passada. Mas que uso poderia ter mais interesse público para o local do que sua ocupação por uma instituição cultural relevante para uma grande comunidade, com imensa e bem-sucedida atividade? Fica nossa campanha e nosso apelo: FICA MCB!

Arte contra os retrocessos

Abriu no ultimo sábado (19) a exposição Zona da Mata, que tece uma metáfora da riqueza dizimada da mata original do litoral nordestino a partir de trabalhos de nomes como Rodrigo Bueno, Cláudia Andujar, Paulo Nazareth e Brasil Arquitetura. A “mostra-paisagem” ocupa inicialmente o MAC USP, mas estará também no MAM, duas instituições vizinhas mas desconectadas por um corredor viário.

Viver de arte

Sergio Fingermann, consagrado artista plástico, dá início hoje ao curso Pulmão – Semana viver de arte, online e gratuito. Nele, transmite suas experiências sobre como um artista pode ter o seu trabalho reconhecido tanto pelo público, quanto pela crítica.

O inconsciente e as artes

Em que medida, uma obra de arte vai além da racionalização de seu criador? Assista, nessa aula aberta do curso de Filosofia da Arte de Natalia Leon, a uma deliciosa síntese sobre o impacto dos conceitos inovadores de Freud no mundo das artes.

O novo projeto do Museu da Língua Portuguesa

Nessa terça (22), no ABD Conecta, Pedro Mendes da Rocha conta para Maria Celia Sartori sobre o projeto de reconstrução desse ponto histórico que, em seus 10 anos de atividade, até um incêndio fatídico, tanta gente atraiu e conectou com expressões do nosso idioma.

A primeira loja Google

O gigante das buscas na internet abriu sua primeira loja em Nova York. O projeto preza pelo tom amigável e por características sustentáveis. Será que vai ser fácil achá-la?

Olhares Criativos #9: Eduardo Bajzek

O convidado deste episódio é Eduardo Bajzek, arquiteto de formação, ilustrador, professor de desenho e uma das principais referências nacionais do urban sketching

Do limão, a limonada, por Shirlei Zonis

Às vezes os apegos aos espaços e memórias podem representar uma dificuldade melancólica na vivência do luto, uma paralisação em algum ponto cego, que não permite nenhuma passagem ou nova vivência

home_pensarcomtipos

História do livro: Pensar com tipos

Este não é um livro sobre tipos. É um livro sobre como usá-los. Este livro tenta nos ajudar a pensar com tipografia