Projetos de 96 profissionais consagrados foram relacionados a elementos da cultura do país na mostra que vai até junho de 2021

O Sesc 24 de maio, no centro de São Paulo: projetado por Paulo Mendes da Rocha e MMBB Arquitetos | Foto: Sesc divulgação/Matheus José Maria/Reprodução/Casa.com.br.

Os amantes da arquitetura brasileira irão se apaixonar pela mostra que foi aberta no último dia 25 no Sesc 24 de Maio, em São Paulo. Infinito Vão: 90 Anos de Arquitetura Brasileira reúne histórias, projetos e obras de 96 profissionais consagrados, como Lina Bo Bardi, Lucio Costa, Oscar Niemeyer, Vilanova Artigas e Paulo Mendes da Rocha — este último, inclusive, projetou o edifício do centro cultural com o escritório MMBB Arquitetos.

O acervo, que tem a curadoria de Fernando Serapião e Guilherme Wisnik, está exposto em uma linha do tempo com início em 1920, incluindo da Semana de Arte Moderna a movimentos e temas contemporâneos, como o direito à cidade e ocupações. A proposta é provocar uma reflexão nos visitantes sobre a liberdade e o desafio de criar uma identidade brasileira em contraponto às influências europeias nas construções do país.

Casa das Canoas, de 1951, projetada por Oscar Niemeyer no Rio de Janeiro. | Foto: Leonardo Finotti/Acervo CA/Reprodução/Casa.com.br.

Os núcleos expositivos relacionam diversos elementos da história e cultura que são inspirações para os arquitetos, como as artes plásticas, música e literatura. A criação da bossa nova, por exemplo, trouxe características como a valorização dos espaços amplos, sinuosos e com vão.

Conteúdo por . Leia a matéria completa.

Kengo Kuma assina o CLT Park Harumi, novo espaço cultural de Tóquio

O arquiteto elegeu a madeira mais uma vez como o elemento principal do projeto

Crianças experimentam como é ser arquiteto por um dia redesenhando cidades com Lego

A iniciativa da marca reuniu jovens estudantes para criar escolas, casas e escritórios que deixassem as pessoas felizes

Jockey Club de São Paulo abre seu canteiro de restauro para visitação

Os visitantes poderão conhecer as técnicas do restauro e ver os restauradores em ação em um dos maiores complexos de art déco do mundo