O projeto de renovação e ampliação foi comandado pelo escritório Zooco Estudio

Madeiras locais, pedras da zona, fachadas brancas e azulejos compõem a estética do conjunto. | Fotos: Divulgação.

Ressignificar espaços pode ser uma das funções mais interessantes e ao mesmo tempo desafiadoras da arquitetura. É o caso deste projeto, um antigo estábulo transformado em casa de férias pelo escritório espanhol Zooco Estudio em Güemes, uma vila localizada ao leste de Santander. “O mais complicado foi manter os telhados originais e criar uma linguagem comum entre o velho e o novo que funcionasse de maneira prática e ficasse boa esteticamente”, contam os arquitetos em entrevista ao Janela. 

“Os móveis escolhidos passam a mesma mensagem da arquitetura: uma mistura entre o velho, o novo e o atemporal”, contam os arquitetos. | Fotos: Divulgação.

Por se tratar de uma reforma e ampliação de um espaço já existente, a solução encontrada foi criar um novo prédio que seguisse a mesma estética e materiais, porém com um toque de modernidade, e evidenciar estes elementos na construção original. É ela que abriga os principais ambientes da casa. Cozinha, sala de jantar, estar e escritório são completamente integrados entre si, divididos visualmente pelas tesouras originais do teto e grandes móveis que setorizam os espaços (caso da ilha da cozinha, por exemplo, que separa a área da sala de jantar). Atrás da estante com lareira fica localizado o quarto principal, único ambiente separado dos demais. Um segundo quarto fica no pavimento superior, acessado por meio de escadas externas. 

A principal mudança no prédio original foi adequação na fachada, na qual as aberturas pré-existentes foram ampliadas para instalação de portas de correr que integram a área externa com o interior.

A piscina separa a construção original da nova. As duas ficam bem próximas, mas não chegam a se encostar. O novo edifício traz uma linguagem mais moderna, porém sem destoar de seu vizinho. Ali, ficam localizados a casa de hóspedes, sala de reuniões, sauna e um alpendre provisório. | Fotos: Divulgação.

Casa histórica revitalizada em Praga

Construção do período da primeira república do país foi reformada pelo escritório Mjölk Architekti

Casa de linhas retas em pedra natural e ferro no Equador

Com influência moderna, projeto de Jannina Cabral privilegia a integração com a natureza

Casa em concreto, pedra e madeira na Índia

Arquitetura inspirada no jogo Jenga garantiu que a vista para os Gates Ocidentais, Patrimônio Mundial pela UNESCO, ficasse desimpedida, tornando-a a grande atração do projeto