Projeto idealizado antes da pandemia traz soluções versáteis para a volta presencial às salas de aula
A fachada moderna de vidro contrasta com as construções vizinhas. | Foto: Jane Messinger.
A cultura maker foi a principal inspiração para o projeto arquitetônico do Centro Gruss para Artes e Design, da Lawrenceville School, uma escola preparatória em Nova Jersey. Concluída em 2020 pelo escritório Sasaki Associates, a construção que teve início antes da pandemia tem espaços adaptáveis, perfeitos para o retorno presencial dos alunos.
Situado entre dois antigos edifícios do terreno, o novo prédio integra à arquitetura elementos de seus vizinhos. A fachada de vidro contrasta com o os tijolinhos vermelhos, transparecendo o interior da construção para quem está de fora, em uma alusão ao aprendizado interdisciplinar proposto aos alunos.
Integração foi a palavra-chave do projeto, que traz para seu interior elementos dos prédios vizinhos e preza pela iluminação natural. | Foto: Jane Messinger.
Logo na entrada do prédio é possível observar duas escadas, que levam aos pavimentos inferior e superior. No subsolo, onde a escada tem degraus de alturas diferentes para proporcionar um espaço para os alunos sentarem, como uma arquibancada, se encontram os laboratórios de robótica e informática, além de salas para reuniões de grupos de estudo.
O térreo tem integração com os dois prédios adjacentes, o Museu e Estúdio, também utilizados pelos estudantes. A construção, encaixada no meio deles, se aproveitou dos tijolinhos vermelhos para o átrio principal. Por ali também se encontram oficinas de marcenaria e metal e sala de impressão 3D.
Na Sala Flex, o telhado pop-up permite a entrada de luz natural e faz integração visual com os edifícios vizinhos. | Foto: Jane Messinger.
No último andar fica localizada a Sala Flex. Como o próprio nome sugere, trata-se de um grande espaço adaptável, que pode ser transformado em pequenas salas por meio de divisórias móveis e a reorganização das mesas. O espaço tornou-se ainda mais útil na pandemia, quando se tornou o local ideal para realizar as reuniões docentes de 2020 sem desrespeitar as regras de distanciamento social.
Casa de férias por entre a copa das árvores na Indonésia
A construção elevada faz parte do complexo hoteleiro Canggu Garden by Stilt Studios
Reforma transforma casa colorida em Londres
Com referências que vão de Disney à coxia de teatro, o arquiteto Mat Barnes transformou a construção para virar a morada de sua família
Marko Brajovic assina casa sustentável em floresta de Paraty
O projeto batizado de Casa Macaco é inspirado na verticalidade da floresta e na natureza ao redor