Além de anunciar o tom, a marca de tintas preparou três paletas, cada uma voltada para um estilo de vida

O que a casa representa para você? Essa foi a pergunta-chave que norteou a escolha do tom de 2020 no estudo Suvinil Revela, comandado pela designer Ana Kreutzer, consultora da marca. Em tempos de tantas transformações, a empresa optou por eleger um verde-azulado, batizado Mantra, e mais dois subtons, Horizonte e Contemplação, como apostas para o próximo ano. Os três refletem o desejo de evolução que parece pairar sobre o início da nova década.

A marca selecionou ainda mais 35 tonalidades para compor a cartela de combinações de 2020, divididas em três paletas: Repenso, Adapto e Equilíbrio. Veja abaixo as características de cada uma e se você se sente atraído por alguma delas.

Fotos: Renato Navarro.

Repenso

Neutra, essa paleta nada tem de discreta. Em tempos de excessos e polarizações, ponderar, neutralizar e tentar encontrar um meio-termo podem ser consideradas atitudes ousadas. Os tons eleitos – marrons, cinzas, laranjas, violetas e vermelhos – refletem esse perfil.

Cores: Mantra (Cor de 2020), Fórmica, Cinza Urbano, Calda de Maple, Canela, Marrom Bombom, Chapéu de sol, Pudim de Leite, Creme de Canela, Chão Batido, Hena, Rouge, Geleia de Amora, Frapê de Uva, Mantra e Amazonita.

Fotos: Renato Navarro.

Adapto

Outra tendência apontada pelo estudo é o desapego, facilidade de mudança e busca por experiências e sensações. Cheia de personalidade, a paleta, com tons vivos e marcantes, transforma a tonalidade em um elemento arquitetônico, respeitando o nomadismo e as pequenas metragens do mundo contemporâneo.

Cores: Fórmica, Pão de Ló, Simplicidade, Anos Setenta, Rouge, Pudim de Leite, Açucena, Rosa Vibrante, Ikebana, Céu Nublado, Sombra Azul, Igarapé, Amazonita, Cinza Urbano, Horizonte.

Fotos: Renato Navarro.

Equilíbrio

Tratar as cores como fontes energéticas, esta é a característica dessa paleta. Trabalham em sintonia oposta, transmitindo calma, sossego e serenidade. Claras, suaves e delicadas, vão de verdes e azuis a tons adocicados, como violetas, rosas, amarelos e laranjas. Um convite à expansão da mente e um estímulo à imaginação.

Cores: Mantra (Cor de 2020), Regata, Igarapê, Azul Infinito, Rio Ebro, Contemplação, Horizonte, Azulejo de Casa, Cor do Céu, Ikebana, Uva Rosada, Frapê de Uva, Açucena, Suco de Maçã, Simplicidade, Cesto de Palha.

De Pantone a marcas de tinta, mostramos as cores definidas para brilhar em 2020

Veja cinco paletas sugeridas pela marca norte-americana com a tonalidade que pautará o início da próxima década e os demais tons definidos por Suvinil, Coral e Eucatex

Medo de usar cores na casa? Quem tem?

Experts no assunto falam sobre os tabus e as vantagens de colorir os espaços

Rosa-claro é a aposta da Eucatex para 2020

Batizada Modernismo, a cor tem inspiração em um dos principais movimentos artísticos da história do nosso país