Morada de um casal de arquitetos e suas filhas, a propriedade reúne o melhor da praia e do campo

 Fotos: Divulgação.

Uma casa para aproveitar a tranquilidade da montanha. Era esse o desejo do casal de arquitetos Evangelina Quesada e Lucca Spendlingwimmer para sua família. Parceiros também no escritório Salagnac Arquitectos, os dois foram os responsáveis pelo projeto da própria morada. 

 Fotos: Divulgação.

Embora com algumas ideias e gostos diferentes, os dois são apaixonados pela arquitetura tropical contemporânea, estilo eleito para a construção. O principal objetivo foi desenvolver uma fachada que valorizasse a vista para o mar e a conexão com a natureza do entorno. O terreno acidentado fez com que a casa fosse desenvolvida em dois níveis.

No inferior, utilizado para o acesso geral, ficam as áreas de estacionamento, estudo e serviço. No superior, de maneira a aproveitar ao máximo a brisa e vista para o mar, foram dispostos os espaços comuns e quartos.

 Fotos: Divulgação.

A sustentabilidade foi outro ponto abordado no projeto, com soluções como construção modular – que resultou numa redução de desperdício de materiais – painéis de energia solar e ventilação cruzada. Esta última foi atingida principalmente por meio das fachadas com um sistema de treliça, que além de deixar o ar entrar na casa, também auxilia na iluminação natural. Além da madeira de plantações controladas, foram utilizados metal, vidro e concreto para dar o tão desejado ar contemporâneo à arquitetura. 

Jardins de Burle Marx abertos para a cidade

Projeto de retrofit democratizou o paisagismo que antes era desfrutado apenas por usuários do Condomínio São Luiz, em São Paulo

Apartamento em prédio histórico de Praga mescla os estilos vintage e contemporâneo

A construção assinada pelo escritório americano Abramson Architects se valeu do terreno íngreme e paisagem privilegiada

Escola adaptada aos novos tempos em Nova Jersey

Projeto idealizado antes da pandemia traz soluções versáteis para a volta presencial às salas de aula