A construção elevada faz parte do complexo hoteleiro Canggu Garden by Stilt Studios

A casa faz parte do resort Canggu Garden by Stilt Studios, na região de Buduk, em Bali. | Fotos: KIE.

Elevada a quatro metros do solo, esta casa de férias em Bali, na Indonésia, tem como vizinha as copas das árvores mais próximas. A construção, idealizada pelo arquiteto Alexis Dornier em parceria com Florian Holm, privilegia a vista e propõe uma integração e harmonia com a natureza à sua volta. 

Foram realizadas fundações em apenas quatro pontos do solo, elevando a construção por meio de um sistema de tração, o que reduz a pegada de energia em 95% em comparação com uma estrutura de mesmo tamanho no solo. As áreas internas ficam todas no segundo pavimento, em uma área de 71 m² composta por estar, cozinha e suíte integrados, além de uma espaçosa varanda com vista para a copa das árvores e os campos de arroz que circundam a propriedade.

Os ambientes são divididos por meio de cortinas e portas de vidro de correr, deixando a escolha do hóspede a integração dos espaços. | Fotos: KIE.

A madeira, matéria-prima de destaque também na casa projetada pelo arquiteto que publicamos em 2020, também é protagonista aqui. “Gostamos de trazer esses materiais antigos para um contexto contemporâneo. Esta se torna uma das principais aspirações de design de nosso estúdio. Ideias, linhas e superfícies limpas, ainda que fortemente texturizadas e ornamentadas à medida que você aumenta o zoom, criam um contexto animado, cheio de história, expressão e significado”, conta Alexis. 

Inserida no resort Canggu Garden by Stilt Studios, a construção é a terceira no estilo “casa na árvore” a ser construída pelo alemão no projeto Stilt Studios – cujo objetivo é criar estruturas pré-fabricadas que possam ser construídas em qualquer lugar do mundo. 

A elevação do solo permite ventilação cruzada e previne contra umidade. | Fotos: KIE.

“Vivemos em tempos em que temos que perceber que quanto menos consumimos, mais fazemos pelo bem do planeta, É uma bela tarefa pensar em como se pode projetar um espaço de alto desempenho que seja compacto e memorável ao mesmo tempo. Podemos usar nosso potencial criativo para criar espaços mais sustentáveis, pois estamos percebendo que nós e nossa sobrevivência dependemos diretamente de quanto podemos retardar a deterioração do planeta nos próximos anos”, completa Alexis. 

Casa rodeada pela natureza e com vista para o mar na Indonésia

A construção faz parte do Uluwatu Surf Villas, hotel localizado no sul de Bali

Marko Brajovic assina casa sustentável em floresta de Paraty

O projeto batizado de Casa Macaco é inspirado na verticalidade da floresta e na natureza ao redor

Cabanas de luxo integradas à natureza na Costa Rica

Inspiradas em casas na árvore, as construções fazem parte do Art Villas Resort