Como é ser moderno hoje?

Para Ricardo Guimarães, primeiro palestrante do novo episódio do Arena CasaCor, a interdependência é o conceito que marca o mundo contemporâneo, e isso vale para o espaço doméstico, que tem acelerada sua centralidade em nosso estilo de vida com a pandemia e precisa oferecer autonomia e integração para todos os moradores.

Geoship é uma plataforma de arquitetura com proposta 100% integrada ao ambiente. Para ela, o futuro da atividade deve ter uma relação regenerativa com a natureza, tal qual esse seu projeto de uma pequena casa carbono zero, construída com materiais biocerâmicos como basalto e cânhamo, para substituir as casas de madeira no século XXI.

Em Paris, entretanto, depois de um concurso de arquitetura para a reconstrução da Notre Dame, a opção foi… restaurá-la exatamente como era no projeto original.

Novos móveis de escritório

Móvel corporativo em casa? Não dá. Pensando nessa necessária adaptação de “estilo” em tempos de homeoffice, a Riccó lançou em parceria com a designer Melina Romano a linha Eva, de escrivaninhas, painéis e acessórios transados. Melhor ainda para quem não pretende prolongar tanto assim a situação ou tem funcionários que precisa ajudar a se adaptarem temporariamente ao trabalho em casa: as peças podem ser alugadas.

E o arquiteto Enrique Tovar projetou a mesa Nömada, uma escrivaninha dobrável, facilmente transportada para onde você quiser instalar seu posto de trabalho. 

Arquitetos no espelho

Depois de uma primeira temporada agitada, com o tema “Refúgios” que rendeu até capa da Casa e Jardim, o projeto Ideafix.mag  – em que a jornalista Simone Raitzik e o fotógrafo super parceiro da Olhares, André Nazareth, reviram sua gaveta de parcerias – inicia hoje (Segunda, 13) uma nova série dedicada a casas de arquitetos, com visitas a nomes como Erick Figueira de Mello, Chicô Gouvêa e Bel Lobo. Segue lá.

Acessível, mas não aqui

A Ikea é sonho de consumo de móveis baratos com design. Nunca chegou por aqui, mas vale checar, por curiosidade, essa lista das peças preferidas de arquitetos e designers espanhois na megaloja sueca.

E por falar em curiosidade, muito importante: sete erros a não se cometer na decoração de uma casa-carro, o bom e velho trailer.

Aula de artista

Uma das mais importantes escolas de artes do país, a EAV do Parque Lage, no Rio de Janeiro, está com seus cursos e oficinas de férias disponíveis em sua nova plataforma interativa.

O art déco e a origem do modernismo no Brasil

Novo livro sobre a coleção Fulvia e Adolpho Leirner

Tempero brasileiro em dois apartamentos em Portugal

Assinados pela carioca Andrea Chicharo, os apês em Lisboa mesclam o melhor dos dois países

Janela #3: A madeira como matéria-prima no design

Maria Eduarda Carneiro da Cunha, Fernando Mendes, Ricardo Graham e Mila Rodrigues antecipam o que será debatido no Matéria-Prima