O projeto assinado por Sergey Makhno traz uma interessante mistura característica da decoração contemporânea do país

Legenda: A lâmpada de cerâmica Lava , exposta no iSaloni em 2019, foi direto para a casa após a mostra. | Fotos: Serhii Kadulin.

Às vezes, tudo o que um bom trabalho precisa é de tempo. No caso desta casa, em Kozyn, região de Kiev, ele foi essencial. Isso porque foram onze anos entre o desejo e a conclusão deste projeto, comandado pelo escritório ucraniano Sergey Makhno Architects

Inicialmente a ideia era construir uma mansão clássica com arcos, recheada de memórias e heranças familiares. Porém nos primeiros três anos de trabalho os clientes repensaram e optaram pelo acertado resultado atual: um estilo ucraniano contemporâneo, com concreto, metal e muita madeira, em um projeto que combina a filosofia japonesa wabi-sabi e as tradições ucranianas. 

Legenda: A sala de jantar pega emprestado o espaço do segundo andar para criar o suntuoso pé direito. | Fotos: Serhii Kadulin.

Na casa de dois andares é possível observar a combinação de peças de design e afetivas em quase todas as áreas. O térreo é voltado para o lazer e relaxamento, com piscina, sauna, jacuzzi e spa. Além disso, há uma espécie de sala de convivência, com lareira e mesa de bilhar, revestida em concreto e aço inoxidável. 

Legenda: Baús e tapetes da avó, estatuetas de uma viagem a Paris e pinturas herdades de parentes têm local de destaque. Arrematam o décor obras de Roman Mykhailov, Serhii Radko, Roman Minin e Makhno. | Fotos: Serhii Kadulin.

No primeiro andar ficam as principais áreas de convivência. Com pé direito duplo, a sala de jantar traz uma instalação feita com as luminárias de Sergey Makhno, que imitam nuvens brancas. O banco eleito para compor a mesa e o armário vintage dão o tom da decoração que se repete no resto da casa, com o mix com o design contemporâneo, como as poltronas Elephant que ocupam as cabeceiras. Na churrasqueira, uma mesa de madeira com tocos no lugar das pernas e luminárias também assinadas por Makhno contrastam com o concreto, preto e inox dos eletrodomésticos. 

Já o segundo andar é voltado para os quartos do casal, filhos e convidados. O banheiro da suíte principal é separado do quarto por meio de uma caixa de vidro. Por lá, há ainda um escritório e um closet.

Legenda: Nos quartos, pinturas também assinadas por Makhno. | Fotos: Serhii Kadulin.

Sustentabilidade como estilo de vida nesta casa na Austrália

Localizada no centro de Sydney, a construção traz diversas soluções inteligentes, como reaproveitamento de água, horta auto irrigável e até um viveiro de peixes

Casa “camuflada” em floresta na África do Sul

Localizada em uma reserva natural em Waterberg, a construção se encaixou perfeitamente entre as árvores que já existiam no terreno

Estábulo reformado transforma-se em casa de férias na Espanha

O projeto de renovação e ampliação foi comandado pelo escritório Zooco Estudio