Inspiradas em casas na árvore, as construções fazem parte do Art Villas Resort

Escadas e passarelas construídas em madeira e metal conectam as construções. Em frente uma delas, é possível até pular em uma cama elástica com vista para a floresta. | Fotos: BoysPlayNice.

Aliar o isolamento social a uma paisagem no meio da natureza parece ser o sonho de muitos nestes primeiros dias de janeiro. O Art Villas Resort, situado próximo à praia Hermosa e inserido no meio da floresta tropical da Costa Rica, conseguiu aliar estes dois aspectos e ainda incluir um toque lúdico em uma de suas villas, a Coco. Trata-se de um conjunto de casas, inspiradas em casas na árvore, que leva a assinatura dos escritórios Archwerk e Formafatal

A ideia foi criar um espaço imersivo, em que os hóspedes pudessem se sentir completamente inseridos na natureza. O conjunto é formado por cinco cabanas construídas em altura levemente elevada ao chão, conectadas entre si por passarelas e escadas, e afastado das outras villas do hotel. Os materiais utilizados, madeira local, tecido e elementos em metais, e o desenho inusitado são os verdadeiros protagonistas, complementados por uma ambientação que prioriza o essencial. 

No centro do terreno, uma cabana abriga a cozinha e sala de jantar compartilhadas. | Fotos: BoysPlayNice.

A maior cabana abriga a cozinha e sala de jantar. Os armários vermelhos tem como inspiração o mamón chino, uma fruta local semelhante à lichia. O ambiente é equipado ainda com duas geladeiras, dois freezers, fogão e uma mesa de jantar. Os móveis e luminárias são todos de produção local. 

Nos quartos, por exemplo, o mobiliário escolhido pela arquiteta Dagmar Štěpánová, da Formafatal, responsável por toda a ambientação e integração das diferentes villas do resort, trouxe o necessário, sem exageros. A natureza tem um papel fundamental na decoração, invadindo o espaço por meio de grandes aberturas, que podem ser fechadas pelos hóspedes para mais privacidade, afinal elas estão presentes até na área do banheiro e proporcionam uma vista geral das camas. 

Diferentes paletas de cores na cabeceira e nos armários diferenciam um quarto do outro, equipados apenas com o essencial. Persianas transparentes e brancas protegem o interior da chuva e do vento enquanto permitem a entrada da luz do dia, além de proteger de mosquitos e outros insetos. | Fotos: BoysPlayNice.

Resort na Costa Rica tem arquitetura e interiores inspirados no trabalho de Paulo Mendes da Rocha

O arquiteto vencedor do Pritzker em 2006 foi referência para uma das casas do Art Villas Resort

Casa de férias em Alagoas

O projeto na praia do Patacho é um teaser da temporada de verão do Ideafix.mag

Casa “camuflada” em floresta na África do Sul

Localizada em uma reserva natural em Waterberg, a construção se encaixou perfeitamente entre as árvores que já existiam no terreno