Arquitetura para o futuro

Conheça o perfil e o escritório da sul-africana Sumayya Vally, dedicada ao desenvolvimento de uma expressão contemporânea para a arquitetura africana. Ela representa a profissão na lista de 100 líderes do futuro elaborada recentemente pela revista Time, onde também figuram os brasileiros Anitta e Guilherme Boulos.

Histórias do design

Tem início, com uma aula aberta nessa quarta-feira (3/03), o curso anual de história do design de Ethel Leon. Com muitos fãs, que volta e meia se reinscrevem para novas temporadas, o curso oferece, em 41 encontros virtuais, uma visão ampla do design europeu e norte-americano desde o século XIX, e seus diálogos com a produção brasileira. Informações.

…e o professor (e estilista) Lorenzo Merlino antecipa, com um curso de duas aulas (a primeira hoje, 1/03) oferecido pelo MAM-SP, a mostra que vem sendo organizada pelo museu sobre a produção das famílias Gomide e Graz no cerne do art déco brasileiro, bem representada no livro Art déco no Brasil – Coleção Fulvia e Adolpho Leirner.

Panorama do design contemporâneo

Conhecida pelas edições temáticas sobre a arquitetura, a revista Monolito dedica seu último número, lançado em janeiro, ao design contemporâneo de móveis e objetos, com Clarissa Schneider como editora convidada.  Além do perfil ilustrado de 49 profissionais e estúdios de criação, traça um histórico da produção brasileira, com os caminhos percorridos para conquistar sua expressiva diversidade atual.

Arquitetura hostil

Desde o ato heróico do padre Julio Lancellotti, que arrancou a marretadas as pedras instaladas pela Prefeitura de São Paulo para afugentar moradores de rua sob um viaduto, na Zona Leste da cidade, o tema da arquitetura hostil, que utiliza elementos de design para promover o afastamento de pessoas “indesejáveis” voltou à pauta do dia.

Nova sede para o Museu Nacional

Dois anos e meio após o trágico incêndio que consumiu o acervo do bicentenário Museu Nacional, no Rio, foi divulgado o desenho do projeto de reconstrução de sua sede, liderado pela Unesco. Os autores são os escritórios H+F Arquitetos e Atelier de Arquitetura e Desenho Urbano.

Está aberta a temporada de mostras

Estreia amanhã (2/03) a edição carioca da CasaCor. O evento que já tinha previsto como palco, desde o ano passado, um palacete da década de 60 no Jardim Botânico, vai até 25 de abril com a participação de 57 profissionais. Será em formato híbrido, com visitas presenciais e versão digital, com vídeos e tours 3D. Para os curiosos, alguns spoilers já foram divulgado.

Fashion week da construção

Esse ano, a ExpoRevestir será 100% virtual, assim como o Fórum Internacional de Arquitetura, Design e Construção. Entre 22 e 26/03, será possível acompanhar  lançamentos, catálogos e palestras do segmento através do site e redes sociais da feira. 

Nossa casa

A mostra virtual Nossa Casa, que reuniu designers e artistas para pensar o espaço doméstico no ano passado, promove a segunda edição de seu webinar Reflita conosco, em parceria com a Lider Interiores. O encontro, que acontece dia 09, às 17h, contará com Claudia Moreira Salles, Inês Schertel e Guto Lacaz, em conversa mediada pela curadora Camila Fix. As inscrições são gratuitas pelo email relacionamento@liderinteriores.com.br.

Reconhecimento para Adélia Borges

Por seu esforço contínuo de incluir o artesanato brasileiro no circuito internacional, a curadora e crítica de design Adélia Borges recebe no dia 8/03 o título de Doutora Honoris Causa na Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação (FAAC) da Unesp de Bauru.

Olhares Criativos #1: Sig Bergamin

Neste episódio, desvendamos o processo criativo de Sig Bergamin, arquiteto de interiores reconhecido por seu incrível estilo pessoal

Cantos, por Shirlei Zonis

Cada um terá a sua aventura para contar sobre 2020. Para mim um ano de muitas histórias.

escola-adaptada-aos-novos-tempos-nova-jersey-sasaki-associates_home2

Escola adaptada aos novos tempos em Nova Jersey

Projeto idealizado antes da pandemia traz soluções versáteis para a volta presencial às salas de aula