Em comemoração ao feriado de São Sebastião, selecionamos cinco títulos de arquitetura e design do nosso catálogo que têm em comum o Rio de Janeiro e a cultura carioca como inspiração e cenário. Todos eles estão com 10% de desconto até o fim do mês. Para quem quiser criar sua própria coleção e levar todos, o desconto é de 20%.

Dezoito Graus: a biografia do Palácio Capanema

Lauro Cavalcanti mistura ficção e realidade para contar a história do mítico Palácio Capanema, edifício sede do Ministério da Educação e Saúde construído no governo de Getúlio Vargas, nos anos 1930. Conduzido por personagens reais – entre eles, Lucio Costa, Oscar Niemeyer, Le Corbusier e o próprio Getúlio –, repassa os percalços deste projeto fundador da arquitetura moderna brasileira em meio a um complexo embate político.

Lattoog

O livro é uma celebração aos dez anos de existência da Lattoog e reúne o trabalho do estúdio por diferentes recortes. Muito além de ser um estúdio de design de móveis, uma proposta de livre experimentação em torno de temas ligados à cultura brasileira e carioca, que tem como veículo de expressão a prática de projetar.

Noel Marinho: o uso imaginoso dos azulejos

O carioca Noel Marinho foi um arquiteto de seu tempo. Seu olhar engajado e afetivo sobre a profissão valorizava a função social, uma atuação versátil e o viés artístico. Desde o início, desenhou painéis de azulejos, com composições improváveis de formas e cores. Um tesouro escondido, que se soma ao repertório histórico e artístico de então, sem abrir mão da atualidade.

Zanini de Zanine: edições limitadas

Com texto assinado por Maria Cecilia Loschiavo e ensaio fotográfico de Andre Nazareth, o livro mergulha no universo artesanal do designer carioca Zanini de Zanine, reunindo cerca de 40 peças produzidas com madeira de reúso, com edições limitadas, em seu atelier no bairro do Anil, no Rio.

Artesãos da Sapucaí

Mesmo sem saber quando será o próximo Carnaval, vale a pena conhecer os artesãos responsáveis pelas diversas categorias de trabalho nas escolas de samba. O livro apresenta, de forma original e cativante, o universo de 60 profissionais que produzem o carnaval carioca.

Tesouro escondido do modernismo, painéis de azulejo de Noel Marinho são revelados em livro

Noel Marinho (1927-2018) foi um arquiteto de seu tempo. Seu olhar engajado e afetivo sobre a profissão valorizava a função social e o viés artístico

Reforma valoriza vista para a Lagoa e Cristo Redentor nesta cobertura carioca

Projeto assinado pela arquiteta Raquel Junqueira reorganizou os espaços e valorizou a entrada de luz natural e ventilação cruzada

Memórias e modernidade em casa na serra fluminense

O estilo contemporâneo, a valorização do terreno e o resgate do passado se alternam no projeto do escritório carioca Ao Cubo Arquitetura em Araras